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Investir em tecnologia para vendas não é mais uma opção para as empresas. Cada vez mais, é preciso trazer a inteligência tecnológica para a estratégia comercial, especialmente no que se refere à produtividade dos vendedores.

E existem diversas soluções modernas e acessíveis que podem tornar a força de vendas mais ágil, inteligente e acertada. É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Acompanhe!

Diferencial competitivo

O primeiro grande paradigma que precisa ser quebrado atualmente é a crença de que os vendedores precisam cumprir metas de qualquer forma. Isso porque quanto mais apoio os profissionais tiverem, melhores serão seus resultados — inclusive, superando as expectativas.

Um vendedor que precisa buscar oportunidades no mercado e tem um software de CRM para cadastrar seus prospects e planejar suas ações, por exemplo, se sente menos sobrecarregado do que quando não tem nenhuma ferramenta a seu dispor. Da mesma forma, uma equipe que vai a campo e precisa parar alguns momentos do seu dia para fazer ligações telefônicas para uma equipe interna lançar os pedidos no sistema da empresa é menos produtiva do que aquela que pode fazer isso em seu tablet, em poucos minutos.

Antes de tudo, é preciso ver a tecnologia como um diferencial competitivo, um suporte para que os vendedores percam menos tempo com burocracia e se dediquem ao que realmente importa: gerar vendas.

1. Investir em tecnologia ajuda a melhorar os processos do comercial

Um dos benefícios que a tecnologia traz é a automação dos processos. Em outras palavras, ao utilizar um software é possível criar workflows (sequências lógicas de atividades) que ordenam o dia a dia dos vendedores e fazem com que eles criem uma rotina otimizada e produtiva.

Logicamente, é preciso que os processos do departamento de vendas sejam bem definidos e parametrizados corretamente nas ferramentas tecnológicas.

2. A tecnologia torna a gestão de vendas mais eficiente

Sob o ponto de vista dos gestores comerciais, contar com ferramentas tecnológicas pode ser um diferencial na administração do departamento. Com todos os processos bem ordenados fica até mais fácil mensurar os resultados e a produtividade de cada profissional e do time todo (por meio de relatórios gerenciais, por exemplo).

Todo o tempo que um gestor leva para consolidar várias planilhas, por exemplo, pode ser mitigado se ele dispuser de uma ferramenta que centraliza todas as informações (número de atendimentos, quantidade de oportunidades geradas, vendas efetuadas etc.). Isso amplia o controle e libera o gestor para se dedicar mais à estratégia do que à burocracia.

3. A tecnologia potencializa o relacionamento com os clientes

Se olharmos a questão do relacionamento com os clientes, é possível utilizar ferramentas para automatizar contatos, disparar e-mails e outros tipos de alertas para proporcionar canais de diálogo com os clientes e prospects, entre outras possibilidades.

4. A tecnologia ajuda a entender o comportamento do consumidor

Soluções de big data e analytics (como softwares de CRM, Business Intelligence e outras) já estão sendo empregadas para identificar padrões de comportamentos dos consumidores. Isso porque as pessoas produzem dados em redes sociais, em interações com as empresas e esses dados podem ser minerados e analisados rapidamente para medir suas reações às ações de marketing, verificar o engajamento com anúncios e mais uma série de outras finalidades.

5. A tecnologia proporciona democratização do marketing

Até pouco tempo atrás, somente as empresas que dispunham de grandes orçamentos podiam fazer ações de marketing que as diferenciassem da concorrência. Hoje, com o digital é possível chegar até o público-alvo por meio da internet, seja por redes sociais ou anúncios direcionados a perfis específicos de consumidores.

Nunca foi tão fácil e barato fazer marketing como é hoje. E isso, nós sabemos, é fundamental para o sucesso em vendas.

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Escrito por listamais