PLANEJAMENTO-ESTRATEGICO-DE-VENDAS

Um planejamento estratégico de vendas pode salvar qualquer negócio. Sem ele, uma empresa está somente atirando para todos os lados, o que pode sair caro para ela. Com o devido planejamento, a empresa terá chances maiores de alavancar suas vendas, pois terá controle sobre todos os processos do negócio, sem desperdiçar recursos ou perder a oportunidade de investir e crescer ainda mais.

Continue lendo e saiba qual a importância do planejamento estratégico de vendas — e como traçar o seu

Faça sua análise da matriz SWOT 

A matriz SWOT, também chamada de FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), é uma ferramenta para análise estratégica que ajuda a empresa a examinar o seu ambiente. É de extrema importância para o planejamento estratégico de vendas que a empresa tenha uma visão 360º dos principais pontos que influenciam diretamente seu negócio.

Essa ferramenta pode ser usada em diversas situações de análises por ser bem simples e dinâmica. Os pontos a serem analisados são: 

  • Pontos fortes (Strengths): nessa primeira etapa você deve preencher o quadrante “S” com as características positivas da empresa. 
  • Pontos fracos (Weaknesses): na segunda etapa você deve informar no quadrante “W” quais são os pontos fracos que a empresa enfrenta.
  • Oportunidades (Opportunities): o terceiro ponto a ser identificado, no quadrante “O”, são os fatores que podem influenciar no crescimento da empresa.
  • Ameaças (Threats): por último, temos o quadrante “T”, no qual deverão estar listadas as ameaças que podem prejudicar as vendas da empresa.

Após concluir as informações dos quadrantes da matriz, você pode cruzar os dados para estabelecer o objetivo e a melhor estratégia.

É preciso entender o passado para formular o futuro

Ao ter um planejamento estratégico de vendas, a empresa tem real controle da sua evolução, pois todos os dados são relevantes para traçar e medir o nível de acerto das ações de vendas.

Seja por softwares de controle, planilhas ou relatórios, fica bem mais fácil na hora de estabelecer suas metas e checar a evolução se você tem todos os dados à disposição para análise. O seu controle é mais “palpável” quando as informações estão visíveis.

A definição da estratégia de vendas

Sem o planejamento estratégico, a empresa pode usar formas para abordagem dos clientes que não condizem com a realidade e ambiente em que está inserida. Com a análise SWOT e os dados de vendas obtidos por você, a definição da estratégia é mais objetiva.

Assim, a empresa saberá qual o melhor método a ser utilizado na empresa.

Definição de metas

Com a análise de seu ambiente e de seus dados de vendas, é possível pontuar o que pode ser melhorado e também ter mais previsibilidade dos resultados a serem alcançados.

Estabelecer metas faz parte do planejamento estratégico de vendas, pois não é apenas execução, mas também controle de resultados.

A equipe é parte do plano

Mesmo que seja um microempreendedor individual, ainda precisará ter parceiros ou serviços a serem utilizados para realização do plano de vendas. Por isso, mantenha sua equipe motivada e seus parceiros satisfeitos, sempre mostrando com transparência os objetivos da empresa e lembrando que os colaboradores são parte importante do crescimento e do sucesso.

Métricas são essenciais 

Para finalizar, lembre-se de que as métricas são responsáveis por aumentar a produtividade e obtenção do êxito de um planejamento de vendas eficiente. Devemos usar os dados para identificar informações e, por meio dessas informações, entender o funcionamento das ações para possíveis melhorias.

Você utiliza o planejamento estratégico de vendas na sua empresa ou deseja começar a aplicá-lo? Deixe um comentário e conte para nós!

Escrito por listamais