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As empresas estão sempre buscando alavancar as vendas e conquistar um bom posicionamento no mercado. A questão é como fazer isso, principalmente quando não se tem muitos recursos para investir e nem uma equipe de marketing. Apesar de parecer impossível, existem diversas maneiras de atrair os clientes e fazer com que eles comprem mais.

Pequenas ações podem mudar a visão que os consumidores têm sobre o seu negócio, fazendo com que eles sintam mais vontade de comprar na sua empresa, e não na concorrente. Conheça algumas delas!

Tenha um atendimento que encanta para alavancar as vendas

Atender bem o cliente é o mínimo que uma empresa precisa fazer, mas atuar para encantar o cliente é o algo que vai além do que ele espera. Para começar, é preciso se mostrar à disposição para ajudar e estar sempre com um sorriso no rosto — de nada vale falar que está disponível se estiver com a cara fechada.

Ouvir o que a pessoa procura, e conseguir ofertar o que atenda exatamente às suas necessidades, também é fundamental. Outro ponto importante é chamar a pessoa pelo nome, assim se cria uma proximidade maior e ela se sente mais acolhida.

Trabalhe o planejamento e as metas como um objetivo

Querer aumentar o número de vendas é bom para o negócio, porém é preciso saber exatamente o que se quer vender e a quantidade ideal. Pense em como o serviço ou produto será apresentado para o seu cliente e qual a meta que pretende alcançar.

Somente depois de trabalhar com essas informações e ter um bom planejamento de vendas, se deve pensar em divulgação.

Tenha um preço competitivo para atrair

O preço é algo que pode influenciar na decisão de compra de um cliente, sendo muitas vezes um fator determinante na hora de escolher onde comprar. É preciso conhecer os preços praticados pelos concorrentes e trabalhar com valores dentro da média.

Se o seu serviço e produto valerem muito mais, é preciso deixar bem claro os motivos disso e quais são as vantagens em comprar na sua empresa, e não na concorrente.

Divulgue a sua empresa para que as pessoas conheçam

A divulgação pode ser feita de diversas maneiras — uma delas é trabalhar com os potenciais clientes que estão bem próximos. Em uma conversa com vizinhos, parentes e colegas se consegue fazer uma boa propaganda boca a boca. A utilização de panfletos e faixas também é uma boa opção, mas vale lembrar que eles precisam ser benfeitos. Se não tiver conhecimento, contrate um profissional.

Outras mídias como anúncios online pagos em listas, e-mail marketing e ter um perfil em alguma rede social, podem atingir as pessoas que não estão tão próximas.

Use o pós-vendas para fidelizar os clientes

O pós-vendas é uma excelente ferramenta para demonstrar ao cliente o quanto ele é importante e que o seu atendimento supera as expectativas. Ao fazer um contato depois que a venda foi efetuada, é possível medir a satisfação do consumidor em relação aos seus serviços, aproveitando para se colocar à disposição e realizar novas ofertas.

Fazendo isso, ele se sente valorizado e sabe que sempre que precisar, poderá encontrar um atendimento de qualidade no seu negócio.

Com dicas simples, é possível alavancar as vendas, atraindo novos consumidores e fazendo com que voltem a comprar com você. O melhor é que as medidas apresentadas não requerem muito investimento e podem ser aplicadas facilmente.

E você, tem alguma outra dica que possa alavancar as vendas, fazendo com que a empresa se torne mais rentável? Deixe seu comentário!

Escrito por listamais