POS-VENDA

As empresas que estão praticando pós-venda têm uma enorme vantagem competitiva sobre as demais. Sabe por quê? Porque é por meio de ações como essa que é possível conquistar a fidelização do cliente e ao mesmo tempo conhecer a opinião dele sobre o seu serviço e ter a chance de aperfeiçoá-lo.

Quer saber a importância do pós-venda e como cumprir essa etapa com qualidade? Continue a leitura!

Qual a importância de fazer um bom pós-venda?

Hoje o consumidor tem diversas opções de escolha e, por esse motivo, desde o momento em que ele faz a primeira compra na sua loja, você tem uma boa oportunidade de continuar esse relacionamento. É importante entrar em contato com o cliente para saber se ele ficou satisfeito com o produto, se foi bem atendido, entre outras coisas favoráveis ao bem-estar dele.

O feedback é um recurso extremamente valioso do pós-venda, pois dessa interação você poderá ouvir a opinião do seu público a respeito do seu serviço. Quem mais seria tão habilitado para avaliar a sua empresa que o próprio cliente, não é mesmo? Imagine os insights que você terá e as soluções criativas que poderão nascer dessa troca.

O pós-venda também é o momento em que a empresa se aproxima do consumidor para ouvir o que ele tem a dizer. Essa atitude é percebida como zelo, cuidado, gentileza, pois a empresa que pratica pós-venda transmite a sensação de que não está preocupada apenas em vender, mas com a satisfação do cliente.

Como praticar um pós-venda de qualidade?

1. Mantenha diversos canais de comunicação

Da mesma forma que você pode fazer contato com os seus clientes, eles podem querer se comunicar com a sua empresa para tirar dúvidas sobre um produto, a forma de pagamento, entre outros assuntos.

É preciso facilitar ao máximo essa interação, por isso é importante manter variados canais de comunicação, como telefone, WhatsApp, e-mail, chat online, redes sociais, entre outros.

2. Responda em tempo hábil

Hoje existem meios de comunicação mais interativos, então a ideia é responder o cliente em tempo hábil, para que ele perceba que o atendimento na sua empresa é eficiente. Por outro lado, a demora ou ausência de resposta poderá ser interpretada como descaso, displicência, falta de interesse.

3. Valorize os feedbacks

Além dos elogios, provavelmente você receberá alguns feedbacks negativos de clientes que se chatearam com algum acontecimento, uma falha no atendimento, um atraso na entrega, qualquer coisa do tipo.

Nesses casos, é importante fazer uma intervenção, por exemplo, oferecer um brinde ou um desconto especial na próxima compra. Dessa forma, o cliente esquecerá o incidente e passará a ver a sua empresa com outro olhar.

4. Fique atento às oportunidades no pós-venda

Fazer contato com o cliente depois que ele comprou o seu produto, além de ser uma ótima oportunidade de manter relações duradouras, também pode representar uma chance de você fazer uma nova venda. Imagine que o cliente adquire um produto e relata um problema para o qual você identifica que a sua empresa tem a solução. Ótima oportunidade de novos negócios, não é mesmo?

Praticar pós-venda é tão importante quanto à venda propriamente dita. Clientes satisfeitos sempre voltam a comprar. Pense nisso!

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Escrito por listamais