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As equipes de marketing e vendas são indispensáveis para o sucesso de qualquer empresa. Com o trabalho destes departamentos, sua companhia será capaz de atrair a atenção de clientes, ajudá-los com suas dúvidas e fechar bons negócios ao final de cada processo.

Para conquistar resultados ainda melhores, é preciso promover a integração das equipes de marketing e vendas, estabelecendo objetivos em comum, alinhando sua comunicação e aumentando sua produtividade.

Este processo de alinhamento entre os times de marketing e vendas é conhecido como Smarketing. Se você não sabe como fazer esta integração, separamos cinco dicas para ajudá-lo. Confira!

Estabeleça objetivos em comum

Para alinhar o trabalho do seu time de marketing e vendas é muito importante que você estabeleça objetivos em comum entre as equipes, e que estes objetivos tenham ligação direta com as metas de sua organização.

Para isso, reúna ambos os times e discuta como eles podem ajudar o trabalho um do outro. Compreenda como o time de marketing pode ajudar a equipe de vendas e vice-versa, estabelecendo objetivos em comum que contribuam para a entrega destas informações.

Com isso, o time de marketing será capaz de gerar leads mais qualificados e o time de vendas poderá ser ainda mais eficiente, fechando mais vendas e assim aumentando os lucros da empresa.

Compartilhe informações entre as equipes

Para ter sucesso no alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é preciso que as equipes se comuniquem com frequência, compartilhando informações úteis para o desenvolvimento do trabalho. 

Assim você irá garantir que ambos os times estejam falando a mesma língua, evitando desgastes e favorecendo o ambiente de cooperação, onde todos estão comprometidos com as metas da empresa e não com os objetivos pessoais.

Estabeleça um acordo formal de trabalho

Para garantir uma integração eficiente entre os times de marketing e vendas é preciso mais do que estabelecer objetivos em comum e estimular uma boa comunicação entre as equipes.

É preciso também criar um acordo formal de trabalho, conhecido como SLA, onde fique claro o que cada uma das equipes precisa realizar para a conquista dos objetivos organizações.

Neste SLA ficará definido quantos leads o time de marketing deve entregar para o time de vendas, bem como o tempo máximo em que os vendedores entrarão em contato com este lead, por exemplo.

Com isso o trabalho é padronizado, possibilitando uma melhor previsão de resultados.

Use métricas para avaliar o sucesso da estratégia

Outro ponto importante no alinhamento dos times de marketing e vendas é a escolha das métricas certas para avaliar o desempenho e o sucesso da estratégia

Com isso você será capaz de identificar o que está funcionando corretamente e, principalmente, quais ações você pode realizar para corrigir falhas.

Métricas como o Custo de Aquisição por Cliente (CAC), Custo Por Lead (CPL) e o Retorno do Investimento (ROI) são exemplos de métricas que podem ser monitoradas para garantir a conquista de seus objetivos e ver se tudo está correndo bem com sua estratégia.

Reconheça os resultados conquistados

Para que as suas equipes de marketing e vendas continuem motivadas e trabalhem ativamente na conquista de seus objetivos é muito importante que você reconheça os esforços de cada membro e os parabenize publicamente pelos resultados conquistados,

Com isso você manterá seus colaboradores motivados, além de permitir que toda a equipe tenha conhecimento das boas práticas capazes de conquistar os resultados esperados, seja pelo time de marketing ou o time de vendas.

Entendeu a importância de integrar as equipes de marketing e vendas? Ainda tem dúvidas sobre como realizar este trabalho? Deixe seu comentário em nosso post que iremos ajudá-lo!

Escrito por listamais