COMO-DIVULGAR-MEU-NEGOCIO-NA-INTERNET

A internet tem se mostrado cada dia mais uma opção viável para pequenos empreendedores que não sabem como divulgar seu negócio, por ser um canal extremamente poderoso e que não necessita de grandes investimentos financeiros. O marketing digital pode gerar grande visibilidade e expansão da sua marca.

Sabendo disso, escrevemos este artigo visando simplificar o ingresso do seu negócio no mundo digital e explicar como, através dele, é possível obter grandes resultados. Confira!

Planejar em primeiro lugar

Ao montarem suas empresas, muitos empreendedores elaboram todo um planejamento para diversas áreas: financeira, logística, vendas e outras. É muito comum, em pequenos negócios, se esquecerem do marketing por acreditar que se trata apenas de oferta e demanda.

Esse tipo de atitude pode levar à falência, principalmente no mundo em que as pessoas pesquisam muito antes de adquirir um produto ou serviço. Então, jamais cometa esse erro!

Construir um plano de marketing para divulgar o seu negócio é a primeira tarefa a ser realizada. Alguns pontos são obrigatórios no seu planejamento, como:

  • Em quais plataformas minha empresa deve estar presente?
  • Qual é o meu público-alvo (Clientes) ?
  • Qual é o objetivo de cada plataforma?
  • Que imagem minha empresa quer passar na internet?
  • Tenho profissionais qualificados, vou contratar ou eu mesmo desenvolverei a estratégia?
  • Que orçamento tenho para investir em meios de divulgação online?

Sites são os novos cartões de visita

O site é a principal plataforma de comunicação da empresa inserida nas Mídias Digitais. Nele, você pode compartilhar seus serviços e o porquê de contratá-los, a história do seu negócio e mostrar que realmente o produto ou serviço que oferece tem qualidade.

Os sites são a melhor forma de se posicionar como autoridade em qualquer área dentro da internet, hoje em dia. Neles, além de dar notícias, é preciso disponibilizar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo.

Seu site, sua cara

Se você não tem condições de investir no desenvolvimento de um site desde o início, a plataforma WordPress é uma opção. Além de econômica, é funcional e extremamente dinâmica.

Você pode começar com um template gratuito e investir apenas o valor do domínio (.com.br) e a hospedagem do seu site. E dependendo da hospedagem que escolher, o valor desse investimento será inferior a R$ 100,00.

E-mail marketing

O seu site é uma importante ferramenta para geração de leads (futuros clientes) que qualificam o seu mailing. Isso faz o seu relacionamento via e-mail marketing chegar a outro patamar.

Você deve garantir a segurança do seu público, dando a certeza de que não serão enviados SPAMs e o alertando para a possibilidade de se descadastrar de sua lista quando quiser. Tudo isso sem pagar caro por uma ferramenta de disparo de e-mails. Por exemplo, há recursos para disparo de e-mail marketing que enviam para até 2.000 contatos sem pagar nada.

SPAM é coisa do passado

Aproveite sua lista de e-mails para qualificar seus leads, ou seja, tornar-se próximo e confiável do seu público.

Antes de publicar um novo artigo, por exemplo, lembre-se de mandar um e-mail para sua lista antecipando a ação. Fale sobre do que se trata esse novo artigo, desperte a curiosidade dos seus leitores e os mantenha interessados.

Facebook como ferramenta de trabalho

Você sabia que 80% dos brasileiros estão no Facebook? Aposto que você é um deles! Mas somente estar no Facebook não basta; um negócio de sucesso precisa se posicionar de forma profissional e disponível. Só assim a empresa conseguirá se destacar das outras organizações.

Criar uma página e alimentá-la periodicamente com um conteúdo relevante é uma forma de se posicionar na rede. Todavia, tenha sempre cuidado para não relacionar a imagem do seu negócio à conteúdo irrelevante e polêmico. 

Além da página, o Facebook disponibiliza diversas ferramentas de segmentação; você pode participar de grupos e compartilhar com moderação suas ofertas e serviços.

Para começar a divulgar seus serviços, a melhor maneira é utilizar o Facebook Ads, para alcançar mais pessoas sem gastar muito. No gerenciador de anúncios do Facebook, você pode fazer uma campanha gastando apenas dois ou três reais por dia, dependendo do público que quer atingir.

Como utilizar o Instagram para negócios

O Instagram já ultrapassou o Twitter em número de usuários no Brasil, atingindo mais de 500 milhões de pessoas em 2016. E eu aposto que você se perguntou: “O que isso tem a ver comigo?”. É simples:

Muitos negócios de sucesso usam essa ferramenta para compartilhar seus serviços de forma rápida e dinâmica. Você não pode ficar fora dessa!

Fotos e vídeos engajam muito mais que só textos ou links, por isso o Instagram é importante para o seu posicionamento na rede. Com imagens interessantes e frases curtas, você pode aumentar o tráfego no site e obter muito mais alcance.

Marketing de conteúdo: seu negócio no Google

No seu planejamento, também é importante listar quais estratégias usar para divulgar o seu negócio e se diferenciar por longo, médio e curto prazo.

O Marketing de conteúdo é uma estratégia para alcançar seu público a longo prazo, por dois motivos: leva tempo para se construir um número considerável de conteúdo e, dependendo do seu nicho de mercado, pode haver muita concorrência nas pesquisas.

Isso não quer dizer que você possa adiar. Utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization, em português otimização de sites para mecanismos de busca), a partir de agora você ganhará tempo e logo descobrirá o tipo de conteúdo que mais atrai possíveis clientes para o seu site.

Investir nessa estratégia agora significa economizar no futuro. Se seu site ficar bem posicionado, você precisará continuar publicando conteúdo relevante utilizando técnicas de SEO, porém já terá leitores cativos, que vão compartilhar nas redes sociais e comentar sobre o seu negócio com amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos em geral.

Depois dessa leitura, você já tem em mãos alguns dos meios para saber como divulgar seu negócio na internet e se posicionar de forma destacada com relação a outras empresas.

Se você gostou desse artigo ou se ficou com alguma dúvida, leia também Planejamento estratégico de vendas: aprenda sua importância para qualquer negócio!

Escrito por listamais