A internet atualmente é utilizada como forma de lazer, como meio de trabalho e até como fonte de informações para estudo. Sendo a internet um meio tão amplo de funções, será que é possível se beneficiar dela ao atender clientes?

Como era de se esperar, as pessoas procuram os serviços que precisam através da internet. Atualmente você não liga para um conhecido e pergunta se ele conhece um bom marceneiro, em vez disso você procura no google sobre marceneiros na sua cidade e então entra em contato com eles. E, normalmente, quanto mais prática for a forma de entrar em contato com o profissional maior é a chance de você gostar dele e contratá-lo.

Sendo dessa forma que acontece, é muito importante que você também tenha presença na internet para que você possa atender seus clientes por mais esse canal. Quanto mais formas o cliente tiver para entrar em contato com você, melhor é para seu negócio, desde que você atenda da maneira correta.

Para te incentivar a atender seus clientes pela internet nós listamos alguns benefícios dessa prática. Confira!

A praticidade chama a atenção

Quando as formas de entrar em contato com você são indo até sua loja ou ligando, o cliente sempre corre o risco de ter que ficar esperando alguém ser atendido antes dele. Com a utilização da internet o cliente pode entrar em contato com você, falar o que precisa e continuar com a rotina normal dele tendo a certeza que você responderá assim que possível.

As informações ficam guardadas

Ao atender clientes pela internet, todos os pedidos e observações ficam salvos no seu serviço de e-mail ou de chat. Dessa forma você tem mais segurança em trabalhar, sabendo que está seguindo as orientações corretas. O cliente pode também pode conferir exatamente o que pediu, evitando assim qualquer mal-entendido.

É um diferencial competitivo

As pessoas gostam de comodidade e a internet proporciona isso a elas. Caso a pessoa esteja em dúvida entre você e um outro profissional a forma de entrar em contato pode ser o diferencial que faltava. O cliente sempre escolherá pelo menor esforço nessas situações. Entre mandar um e-mail ou atravessar a cidade a escolha parece meio óbvia, não é mesmo?

Tem baixo custo

Se você está lendo este artigo imagino que acesso à internet não seja algo que complique sua vida. Você basicamente gastará dinheiro para montar um site – se você quiser um site – e algum tempo do seu dia respondendo a e-mails. Esse é o custo de atender clientes pela internet.

Agiliza a resolução dos problemas

Seu cliente pode entrar em contato com você através da internet e explicar o problema que está acontecendo. Em alguns casos é possível oferecer ao cliente uma solução simples, que não envolva seu trabalho. Isso faz com que você passe a imagem de cuidadoso e dedicado e provavelmente te renderá alguma indicação de trabalho.

Esses são apenas alguns dos benefícios de utilizar a internet para atender clientes. Os limites desses benefícios vão até onde sua imaginação alcançar: marcar visitas técnicas por e-mail, encaminhar listas de compras, lembrar a clientes de atualizar algum serviço, etc. Lembre-se: cada medida que você cria para beneficiar seus clientes tende a beneficiar você também.

Você sabia sobre todos esses benefícios de utilizar a internet para atender clientes? Compartilhe essa informação em suas redes sociais, mais pessoas merecem saber desse assunto!

Escrito por listamais