ATENDIMENTO-AO-CLIENTE

O atendimento ao cliente é fundamental para que qualquer negócio possa prosperar, tanto que mesmo as empresas pequenas devem ter essa preocupação desde o começo. Esse será um fator decisivo e diferencial para que o consumidor decida se gosta do seu negócio e deseja voltar a comprar no estabelecimento. Porém, otimizar o atendimento vai exigir alguns cuidados e orientações para que o tiro não saia pela culatra.

O marketing vai ajudar a atrair novos consumidores e combinado com vendas bem feitas e um atendimento de excelência, serão o cartão de visitas. Sem falar no que a fidelização que pode proporcionar, mas para isso deve estar alinhado com outros fatores.

Conte com uma equipe preparada

Não basta ter vontade de atender bem, toda a equipe precisa saber exatamente como fazer isso. Investir em preparação e treinamento para que possam conhecer melhor o público e entender as suas necessidades será fundamental.

Os profissionais precisam conhecer muito sobre o produto que estão vendendo, mas acima de tudo devem saber lidar com as pessoas, prestando um atendimento cortês, assertivo e respeitoso.

Aprenda a perguntar para atender

Nem sempre o cliente se expressa de forma clara ou sabe exatamente o que deseja, cabendo a quem está atendendo fazer as perguntas certas. Faça questionamentos direcionando a pessoa para respostas mais concisas e compreendendo as reais necessidades dela. Com base nisso apresente as soluções que a empresa possui.

Responda rapidamente

É bastante comum não apenas realizar o atendimento presencial como também contar com outros canais de contato como blogs, redes sociais e por aplicativos de mensagens. Em todos os casos sempre se espera uma resposta rápida e que realmente supra a necessidade. Sempre que o contato for feito é preciso responder a solicitação o quanto antes para que o consumidor não precise ficar esperando e acabe procurando pelo concorrente.

Busque soluções para os problemas

Nem sempre problema significa uma reclamação, sendo preciso ter essa diferença bem clara. Quando se trata de uma reclamação se deve entender o ocorrido e propor soluções rápidas e eficientes que atendam ao que o consumidor espera.

Já quando se trata de não ter o que o cliente deseja, é preciso satisfazer essa necessidade. Ofereça um produto que cumpra uma função similar ao que ele está esperando ou então informe um prazo para que possa conseguir esse determinado produto e entregá-lo. O que não pode acontecer é o cliente ficar querendo uma determinada coisa e simplesmente ouvir que no estabelecimento não tem e ficar por isso mesmo.

Mensure o atendimento ao cliente  

Criar indicadores serão essenciais para que se possa acompanhar se o que era previstos está sendo cumprido. Isso vai incluir diversos fatores que podem ser utilizados como métrica, por exemplo, avaliar o número de clientes atendido, quantos desses finalizaram uma compra, o tempo que se levou em cada atendimento, entre outros.

Medir a satisfação no atendimento ao cliente é de estrema importância, por isso não deixe de colocar na loja uma caixa de sugestões e realizar pesquisas de satisfação frequentemente. Dessa maneira se identifica mais facilmente os pontos falhos, permitindo trabalhar com eles e aprimorar a recepção ao cliente e o processo de compra.

Cada empresa pode utilizar ainda diferente técnicas e ações para otimizar o atendimento ao cliente, na sua empresa quais são elas? 

Escrito por listamais