Ao pesquisar formas digitais de divulgar e expandir um negócio, muitos empreendedores se deparam com o Inbound Marketing. No entanto, existem diversas dúvidas de como colocar essa metodologia em prática.

O método consiste em um conjunto de ações digitais voltadas para geração de leads e para a captação de clientes. Ele se propõe a conquistar o interesse do público por meio de informações, relacionamento e relevância.

Neste post, faremos um breve guia de orientação sobre como fazer Inbound Marketing e aplicá-lo às suas estratégias de marketing digital.

Aprenda como fazer Inbound Marketing

Para iniciar uma estratégia de Inbound, é importante que seja definido o objetivo para o qual a empresa deseja executá-la. Dentre os objetivos frequentes estão:

  • aumento da geração de leads;

  • mais eficiência no funil de vendas;

  • retenção de clientes;

  • aumento do ticket médio por consumidor.

Dependendo do objetivo definido, é possível traçar um planejamento tático de marketing para atender melhor ao que a empresa almeja. No Inbound Marketing, essa estratégia envolve a realização das seguintes práticas:

1. Defina a buyer persona

Para ter sucesso na delimitação da solução, é necessário definir a buyer persona. Ela consiste em uma representação semifictícia do cliente ideal da empresa, com definição de dados demográficos, objetivos, receios, hobby e expectativas.

Ao definir essas informações, também é possível identificar o comportamento digital de sua buyer persona. Dessa maneira, é possível saber, por exemplo, quais as mídias sociais mais usadas, quais os tipos de conteúdo mais consumidos e até em quais plataformas. Com esses dados, o desenvolvimento das estratégias será bem mais eficiente.

2. Tenha um banco de dados atualizado

A estratégia de marketing consiste em qualificar um visitante para que ele, ainda que não esteja no momento ideal para compra, consuma os conteúdos de sua empresa. Aos poucos, você educa o visitante, e ele vai percorrendo os estágios da jornada de compra, até que se torne realmente seu cliente. Portanto, é imprescindível para o sucesso desse mecanismo ter um banco de dados com os contatos atualizados.

3. Invista em um site

A geração de leads só é possível quando a empresa possui um site em que o usuário possa buscar mais informações e, se o que ele procura for atendido, se converter por meio de uma landing page.

Ter um site responsivo e com boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) que permitam melhorar o posicionamento das palavras-chave nos mecanismos de busca é fundamental para ter sucesso na realização da estratégia.

4. Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo

Quando desenvolvido para atender as demandas do Inbound Marketing, o marketing de conteúdo pode ser dividido em 3 etapas:

  • Topo do funil de vendas: conteúdos mais amplos, postados no blog corporativo da empresa, visando atrair um grande número de visitantes.

  • Meio do funil de vendas: materiais mais específicos, que ajudem o lead a identificar qual solução é a mais adequada para o problema dele.

  • Fundo do funil de vendas: conteúdos com uma abordagem mais comercial, que mostrem ao lead que a solução oferecida pela empresa é a mais adequada.

5. Trabalhe com E-mail Marketing

O Inbound pressupõe uma atuação proativa da empresa. Por exemplo, um lead ficou interessado em alguns conteúdos, fez o download de uma oferta, mas não interagiu mais com a empresa. É possível, por meio do e-mail marketing, nutri-lo com informações, para que não se perca o potencial cliente.

6. Identifique gatilhos comerciais

Os gatilhos comerciais consistem nos indícios apresentados pelo lead de que ele já está pronto para ser abordado comercialmente. Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de relacionamento com o cliente que automatiza esse e outros processos.

Quando não por meio de um CRM, essa identificação pode ser feita manualmente por meio de quais conteúdos foram acessados pelo lead.

7. Fidelize os clientes

Por fim, o Inbound Marketing visa encantar os clientes, ou seja, fidelizá-los por meio de uma boa experiência de compra e um pós-venda com canais de relacionamento de qualidade.

Para empresas que não possuem estrutura interna para desenvolver uma área de marketing e vendas, é possível recorrer a empresas especializadas no segmento que oferecem essa e outras soluções de divulgação online.

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Escrito por listamais