anunciar-online-quanto-devo-investir-para-a-minha-empresa.jpeg

Entre as principais dúvidas dos pequenos empreendedores ao decidir por anunciar online é o quanto será necessário investir para obter um retorno interessante para a empresa. A primeira informação que se deve saber, entretanto, é que o investimento pode variar de acordo com diversos fatores!

O valor a ser investido nos anúncios digitais pode variar de acordo com o alcance que a empresa pretende ter, a frequência, a plataforma de anúncio, entre outras variáveis.

O mais relevante, entretanto, é conhecer as diferentes soluções e selecionar aquela que é mais interessante para os objetivos do empreendimento. Algumas alternativas como o marketplace, por exemplo, são mais acessíveis financeiramente, enquanto as mídias sociais costumam exigir valores mais elevados.

Quais os tipos de anúncio online que existem?

Para compreender melhor quais são as oportunidades oferecidas no ambiente digital é importante saber quais as possibilidades de anúncios que podem ser realizadas na internet.

  • Mídias sociais: as mídias sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, têm ferramentas eficientes para anunciar online, com opções de segmentação de público e outras, entretanto, exigem um investimento superior quando comparadas a outros tipos de anúncios digitais.
  • Links patrocinados: os links patrocinados, especialmente no Google por meio do Adwords, também apresentam resultados satisfatórios e integram a estratégia de marketing digital de empresas de diferentes tamanhos.
  • Marketplaces: os marketplaces têm origem nos termos market, que significa mercado, e place, traduzido como lugar. Dessa forma, os marketplaces consistem em locais nos quais se faz comércio de bens e serviços. Atualmente, essa possibilidade foi expandida para o ambiente digital, com adaptações das listas telefônicas empresariais para espaços online especializados em reunir informações de negócios como telefone, endereço, rota e mesmo solicitações de orçamentos e outras facilidades.

É importante ressaltar que cada estratégia permite que a empresa atinja um determinado nicho e também tenha um certo alcance. Portanto, outros fatores podem ser avaliados antes de determinar o tipo de anúncio online a ser realizado.

Como definir o orçamento para marketing digital?

Ao avaliar as diferentes formas de anunciar online é necessário considerar algumas questões fundamentais que vão determinar o valor do investimento a ser realizado. São elas:

  • Orçamento disponível: não adianta almejar uma estratégia online que envolva diversos tipos de anúncios e somas exorbitantes de verba se a empresa ainda não estiver em condições de realizar esse tipo de investimento. Antes de optar pelas estratégias o mais adequado é definir qual orçamento a empresa pode investir inicialmente;
  • Resultados desejados: é preciso definir previamente quais os resultados a empresa almeja alcançar com um investimento em marketing digital. Os marketplaces, por exemplo, permitem que a empresa aumente a visibilidade online, facilitando que a marca seja encontrada por clientes indecisos e também oferece mais relevância, aumentando as chances de bom posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Definição do público-alvo: pequenas e médias empresas devem conhecer o público-alvo que atingem antes de definir uma estratégia de anúncios online. Isso permite desenvolver chamadas mais atraentes e direcionar o orçamento para estratégias mais eficazes para o público;
  • Tempo para retorno: o orçamento vai depender do tempo de retorno que o empresário deseja. Estratégias de marketing digital orgânicas como SEO podem levar mais tempo para serem consolidadas, enquanto estratégias de anúncios, como links patrocinados e marketplaces oferecem resultados em menos tempo.

Destacamos quatro fatores que devem ser considerados ao definir o orçamento de marketing. Após refletir sobre esses elementos, o valor a ser investido estará mais claro.

Como executar uma campanha de anúncio online?

Após definido o objetivo, tempo e orçamento da campanha chegou o momento de definir qual a melhor estratégia para a empresa. Caso o negócio seja pequeno e esteja crescendo, a alternativa mais econômica e positiva é o marketplace, que reúne registros de empresa por categoria e localidade, aumentando a visibilidade e captando mais clientes.

Dessa forma, é possível ter presença online e ser encontrado nos mecanismos de busca sem realizar gastos que estão para além do orçamento da empresa.

Companhias médias e já consolidadas podem optar pela integração entre a estratégia de marketplace com outras formas de anunciar online e expandir a sua atuação.

Quer receber mais informações sobre como a presença digital pode ajudar seu pequeno negócio e aumentar suas vendas sem grandes investimentos? Acompanhe as novidades assinando nossa newsletter!

Escrito por listamais